*antiga embalagem, com o rotulo atual.

O melhor óleo no custo/ benefício que existe no Brasil na minha opinião, É o Texaco Havoline Super Motorcycle 4T 20W50 API “SL”, que esta a venda em praticamente todos os postos Texaco, Custa entre R$: 8.50 á R$:11.00 o litro. Digo que ele e o melhor óleo mineral para motos do Brasil, pelo fato do Havoline ter recebido a classificação API “SL” que garante maior durabilidade e viscosidade durante o trabalho do motor, após o 1° uso desse óleo, Notei que a caixa de marcha da minha biz c100 2003 ficou muito macia, coisa que não acontecia com o outro óleo.

A qualidade do óleo é definida pela sua classificação API, O óleo para motores a combustão tem a letra inicial da classificação “S” de spark = fagulha centelha = motor com vela, A outra letra classifica a qualidade.

quanto maior for a letra , mais próxima de “Z melhor ele é . vejam e percebam qual é o melhor óleo:

O Havoline super motorcycle é SL

Quanto mais perto de “A” pior, e quanto mais perto de “Z” melhor.

Exemplo: SF, SG, SH, SI, SL.

A baixo um trecho que retirei da net:

* Classificação de serviço (API SL) – Refere-se à qualidade do óleo, ou seja, a quantidade de aditivos presentes no mesmo que garantem que ele mantenha suas propriedades ao longo do uso sem se oxidar ou deteriorar. Começou a classificação em API SA, há muitos anos, que era um óleo puro sem aditivos. Com o passar dos tempos foram sendo desenvolvidos óleos melhores com classificações como: API SB, SC, SD e etc. Hoje a classificação mais antiga em uso é a SF. As fábricas recomendam usar óleo SG, mas existem outras classificações de óleos inventados mais recentemente, com mais aditivos e melhor qualidade, que vieram posteriormente ao SG. Existem a venda: SF, SG, SH, SJ, e SL, sendo essa ultima o óleo mais moderno e de melhor qualidade. Como a diferença de preços entre eles não é muito grande, vale a pena pegar um óleo SL que é de ultima geração. (fora do Brasil já existe o SM).

Espero ter ajudados vocês nesse assunto tão delicado.